OPINIÃO

Notas da Segurança Social

Decorreu recentemente, no auditório do Instituto da Segurança Social, a apresentação de um conjunto de iniciativas do Programa de Transformação Digital da Segurança Social – CLIC, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nesse âmbito, foram apresentados os novos serviços “Pensão na Hora” e “Pensão Social de Velhice”, já disponíveis na Segurança Social Direta e que vêm permitir uma diminuição do tempo de atribuição destas pensões e minimizar burocracias e deslocações.
De realçar que, no âmbito do PRR, estão a ser investidos cerca de 200 milhões de euros, centrados na melhoria da atuação da Segurança Social, com o objetivo de simplificar, antecipar e personalizar, garantindo que ninguém fica para trás.

Integrada neste programa de transição digital temos a “Visão 360”. Trata-se de um novo modelo de relacionamento com os cidadãos e as empresas, que pretende integrar numa única visão as interações com a Segurança Social.
Nesta primeira fase de implementação, os cidadãos e empresas podem desde já consultar as interações com a Segurança Social, realizadas presencialmente, por telefone ou por vídeo atendimento, permitindo visualizar o canal, o local e o motivo do atendimento.
Uma nota final, também pela sua importância, para o Complemento Solidário para Idosos (CSI), cujo valor referência mensal aumentou 50 euros, estando agora em 488,21 euros.
O valor atualizado será pago em abril, com efeitos retroativos a janeiro, calculado com base nos rendimentos atuais dos pensionistas.
Recorde-se que o CSI é um complemento pago a pensionistas com baixos recursos, num valor que corresponde à diferença entre os rendimentos dos pensionistas e o novo valor de referência.
Para pedir o CSI deverá ser preenchido o formulário disponível no Portal da Segurança Social, na opção Formulários, e entregá-lo em qualquer Serviço de Atendimento da Segurança Social.

Fernando Mendonça
Diretor do Centro Distrital de Aveiro
do Instituto da Segurança Social

Sugestões de notícias