NO CONCELHO

Posto de turismo passou a vender produtos locais

Novas valências do espaço, situado na praia da Vagueira, incluem também a possibilidade de agendamento de atividades desportivas e lúdicas

O posto de turismo da praia da Vagueira deixou de ser um local onde os turistas podem recorrer, apenas, para pedir informações. Agora, no mesmo espaço, é possível fazer reserva para diversas atividades desportivas e lúdicas e, também, comprar merchandising, artesanato e produtos locais. Além disso, passou a ter uma zona destinada, exclusivamente, à promoção da Região da Bairrada.

Aberto desde o dia 10 de junho, o posto de turismo da praia da Vagueira já recebeu mais de 300 visitantes. “Este é um espaço de informação turística que pretende dar a conhecer, a quem nos visita, as atividades culturais e turísticas que decorrem no município, os locais a visitar, onde comer, a gastronomia local e onde dormir”, explica a Câmara de Vagos.

Para facilitar o acesso às atividades que o concelho oferece, a Autarquia passou a possibilitar, desde este ano, que os turistas possam efetuar, diretamente no posto de turismo, reservas para várias atividades, como stand up paddle na ria, surf, bodyboard, batismos e passeios a cavalo, de curta e de longa duração, visitas às azenhas e outras experiências turísticas.

A venda de produtos locais no posto de turismo foi outra das atividades apresentadas, este verão, pela Câmara. O molho de piri-piri “Florinda”(de Ouca), a compota de abóbora e a broa Mimosa (da Confraria Sabores da Abóbora), as sainhas e “pão de cornos” (da Confraria “As Sainhas”), o mel (da Escola Profissionais de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos), as compotas, fruta desidratada e mel (da Coordeiro’s Farm, em Calvão), o paté de azeitona e as compotas (da CARB, em Vagos), a compota de maracujá (do produtor Tropickcourtesy, de Ouca) e o vinagre (da Quinta da Pedreira, também em Ouca) são os produtos que os turistas podem adquirir, quando visitam o posto de turismo da Vagueira. Todos estão à disposição na zona intitulada Espaço Bairrada, que abriu portas apenas a 30 de junho.

O Espaço Bairrada é um “stand” temporário, está na Vagueira desde 2019 e promove a região que lhe dá nome. Assim, disponibiliza serviço de aluguer de bicicletas, provas de vinhos, workshops e degustação de produtos regionais (vinhos, espumantes, doces regionais e sandes de leitão).

Segundo a Câmara, tanto o posto de turismo como o Espaço Bairrada reabriram com o selo “Clean&Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, “que garante o cumprimento da excelência no desempenho higiénico-sanitário, assim como outras eventuais crises de saúde pública”.

Retoma pós-covid

A Câmara de Vagos sublinha o facto de a pandemia de covid-19 ter tido, nos últimos dois anos, “um impacto devastador na economia e emprego mundiais, com a indústria do turismo a ser duramente atingida pelas medidas de contenção”. Mas, segundo a mesma, o levantamento das restrições levou melhorias ao setor do turismo, que “m Vagos também já se fizeram sentir, com um aumento substancial do número de visitantes ao posto de turismo, que, em 15 dias, ultrapassaram os 300”. Mais de 50% dos turistas em causa são, frisa o município, “estrangeiros predominantemente de França, Espanha e EUA”.

S.F

Sugestões de notícias