Município desenhou programa que já está a decorrer e que oferece iniciativas de vários tipos, para todas as idades
Há iniciativas para todos os gostos, este mês, no âmbito do programa “Animar o Verão”, que traz ao município de Vagos um leque de ofertas de âmbito desportivo, ambiental e cultural. A praia da Vagueira é o epicentro de grande parte dos eventos, mas há atividades a decorrer, também, noutros pontos do concelho. A iniciativa decorre, também, nos meses de agosto e de setembro (até dia 7).
As noites de 25 e 26 de julho, sexta-feira e sábado, vão ser dedicadas ao já tradicional “Municípios sem Fronteiras”, onde equipas representativas das oito freguesias do concelho, dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal vão competir, entre si, em jogos desafiantes. E o público, à semelhança de outros anos, deverá encher de animação as bancadas do Largo Parracho Branco, na praia da Vagueira, enquanto puxa pelas equipas que apoia. O “Municípios sem Fronteiras” arranca às 21.30 horas.
Ainda no âmbito da iniciativa, mas numa perspetiva de inclusão, no dia 25, entre as 10 e as 16 horas, decorre no mesmo recinto a terceira edição dos “Jogos sem Barreiras”, em parceria com a Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina. No total, utentes de oito instituições, que são da região e foram especialmente convidadas para a atividade, vão passar um dia diferente, que inclui também um almoço de convívio e uma experiência de canoagem na Marina da Vagueira.
Dia dos avós
O último fim de semana do mês vai contar, também, com a celebração do Dia dos Avós, que decorre na Biblioteca de Praia, na Vagueira, nos dias 25 e 26. Do programa consta, no primeiro dia, pelas 14.30 horas, a iniciativa “Com cor e imaginação todos vão dar as mãos”, uma ilustração ao vivo, com Edna Larião, destinada a avós e netos. No sábado, à mesma hora, está agendada a atuação de Marta Xavier, com o concerto “Versos em Ébano”, seguido de uma oficina de pintura intergeracional, com o tema “Criar memórias com o coração”. Na mesma tarde, haverá também música ao vivo por João Silva e a Turma de Ukelele do Laboratório do Envelhecimento da Câmara de Ílhavo, com um lanche partilhado entre os participantes a encerrar o dia.
A funcionar ao longo de toda a época balnear, a Biblioteca de Praia – no Largo Parracho Branco –, é, segundo a Câmara, um espaço que “tem como principal objetivo estimular a leitura em tempo de férias, junto dos adultos e das crianças”.
No mesmo fim de semana, o “Animar o Verão” providencia, no dia 27, domingo, visitas ao moinho da Casa-Museu Gandaresa, em Santo António de Vagos. Por seu turno, o Espaço Museológico da Praia da Vagueira tem patente a exposição “O caminho da água”, até 3 de agosto, podendo a mesma ser visitada entre as 10 e as 13 horas e, também, entre as 14 e as 18 horas.
Museu e música
No que à cultura diz respeito, o Museu do Brincar tem presente, até ao fim do mês de julho, a exposição temporária “É Verão”. E, no dia 25, à noite, acontece uma das “Noites de Verão no Museu”, uma atividade dirigida ao público familiar, através de uma visita encantada, durante a noite, com uma lanterna na mão.
As iniciativas do “Animar o Verão” somam-se. A 29 e a 31, às 19.30, há atividade física na Quinta do Ega. E 26 e a 27, acontece, no Largo das Festas de Ponte de Vagos, a Festa da Pinha.
No que à música diz respeito, dia 30, no Largo Parracho Branco, atua, pelas 22 horas, a banda Tributus, um tributo musical aos Pink Floyd. Depois, dia 6 de agosto, à mesma hora, será a vez das “Bombocas”, dia 13, sobem a palco os “Magma”, a 20, há o concerto dos “Fax” e, por último, a 27, Telmo Rodrigues.
O largo principal da Vagueira é anfitrião, igualmente, do Espaço Bairrada, do Posto de Turismo, do Xadrez Grande e de mostras de artesanato.

S.F.